Oficina 3 - enigma
Descubra o enigma
• O primeiro passo é criar coletivamente uma legenda para auxiliar na resolução dos enigmas. Cada letra do alfabeto deve corresponder a um símbolo, que pode ser um desenho ou colagem.
• Divida a turma em grupos. Cada grupo deverá criar um enigma de um trecho de história ou conto trabalhado, colocando em uma faixa de papel os símbolos correspondentes as letras das palavras.
• Cada grupo apresenta seu enigma para que os demais decifrem e identifiquem a qual história o trecho se relaciona.
• Para crianças pequenas os enigmas podem ser feitos com palavras ao invés de frases ou o professor pode trazê-los prontos que decifrem e descubram a história correspondente.
Trilha
• Confeccione a trilha em tamanho grande de acordo com o modelo e cole no chão. Confeccione um dado grande;
• Prepare uma lista com perguntas relacionadas às histórias trabalhadas;
• Selecione duplas ou trios para participar de cada rodada;
• O primeiro participante joga o dado para saber quantas casas da trilha irá andar, porém antes tem que responder corretamente a pergunta;
• Nas casas onde existem placas de trânsito coloque mensagens do tipo “espere uma jogada”, avance uma casa”, “volte duas casas” e assim por diante;
• O participante que chegar primeiro no final será o vencedor;
• A trilha pode ser usada para trabalhar qualquer outro conteúdo.
• O primeiro passo é criar coletivamente uma legenda para auxiliar na resolução dos enigmas. Cada letra do alfabeto deve corresponder a um símbolo, que pode ser um desenho ou colagem.
• Divida a turma em grupos. Cada grupo deverá criar um enigma de um trecho de história ou conto trabalhado, colocando em uma faixa de papel os símbolos correspondentes as letras das palavras.
• Cada grupo apresenta seu enigma para que os demais decifrem e identifiquem a qual história o trecho se relaciona.
• Para crianças pequenas os enigmas podem ser feitos com palavras ao invés de frases ou o professor pode trazê-los prontos que decifrem e descubram a história correspondente.
Trilha
• Confeccione a trilha em tamanho grande de acordo com o modelo e cole no chão. Confeccione um dado grande;
• Prepare uma lista com perguntas relacionadas às histórias trabalhadas;
• Selecione duplas ou trios para participar de cada rodada;
• O primeiro participante joga o dado para saber quantas casas da trilha irá andar, porém antes tem que responder corretamente a pergunta;
• Nas casas onde existem placas de trânsito coloque mensagens do tipo “espere uma jogada”, avance uma casa”, “volte duas casas” e assim por diante;
• O participante que chegar primeiro no final será o vencedor;
• A trilha pode ser usada para trabalhar qualquer outro conteúdo.
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