terça-feira, 17 de novembro de 2009

Microcentro Julho/2009



CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO RURAL “PROFESSOR RAIMUNDO GUERRA”
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
AGOSTO E SETEMBRO – 2009
1º, 2º e 3º ANO – PARELHAS/RN


PORTUGUÊS

Objetivo:

Desenvolver a linguagem oral e escrita através dos contos e outras atividades que possibilitem o desenvolvimento da leitura, interpretação e produção de textos.

Conteúdos:
• Linguagem Oral
 Narrativas e seus elementos
• Compreensão de Leituras
 Gêneros e portadores de textos narrativos:
 Estabelecimento de relação entre as idéias presentes nos textos e experiências de vida;
 Idéias principais e secundárias;
• Escrita e Reescrita de texto
 Uso da pontuação e acentuação gráfica;
 Divisão e parágrafo;
 Coesão e coerência;
 Revisão e reconstrução do texto;
• Análise e Reflexão sobre a língua
 Participação da palavra no final de linha;
 Análise do sistema alfabético (combinação de som);
 Pontuação expressiva (?, !)
 Paragrafação;
 Substantivo;
 Adjetivo.



MATEMÁTICA

Objetivo:

Construir o significado dos números naturais e racionais a partir de seu uso nos diferentes contextos sociais explorando situações problemas, operações de adição, subtração e multiplicação, medidas e geometria.

Conteúdos:
• Números naturais e Sistema de numeração decimal
 Sucessor e antecessor;
 Números pares e ímpares;
 Ordinais;
 Romanos;
 Metade;
 Dobro;
 Triplo;
 Agrupamento na base (2,3,4,...)
• Operações com números naturais
 Adição e subtração simples;
 Compreensão da multiplicação como adição de parcelas iguais;
• Números racionais e Operações com números racionais
 Conceito de inteiro e metade;
 Composição do inteiro considerando duas metades;
 Reconhecimento de números fracionários no contexto, sem obrigação da representação;
 Representação de figuras geométricas planas e simples por meio de desenhos, recorte e colagem.


CIÊNCIAS

Objetivo:

Compreender o processo de desenvolvimento dos seres vivos animais e plantas, diferenciando suas características e reconhecendo as semelhanças.

Conteúdos:
• Seres vivos animais e vegetais
 Investigação da importância e utilidades dos animais e vegetais;
 Formas de vida de animais e vegetais em diferentes ambientes;
 Classificação dos animais e vegetais;
 Variedade de animais e vegetais da região (coleta de informação).



HISTÓRIA

Objetivo:

Conhecer diversos espaços freqüentados pelas pessoas (escola, comunidade, município) reconhecendo as diferenças e semelhanças a partir da compreensão de suas histórias e de suas ocupações.

Conteúdos:
• Eu e a escola
 A função da escola;
 A função das pessoas que trabalham na escola;
 As diferenças e semelhanças entre as escolas de ontem e de hoje;
 A história da escola
• Eu e minha comunidade
 Nome da comunidade da criança;
 História da comunidade;
 Semelhanças e diferenças da comunidade;
 Serviços prestados;
 A presença das primeiras casas e moradores;
 Origem e evolução da comunidade;
 Influências naturais e religiosas;
 As várias fases que antecedem a criação do município;
• Formação do município
 Conceito da cidade;
 Conceito do município;
 A construção histórica dos espaços;
 O trânsito e sua organização;
 A modernidade nos meios de transporte;
• Meios de comunicação no campo e na cidade ontem e hoje
 Meios de comunicação que possibilitem a circulação das informações no campo e na cidade.


GEOGRAFIA

Objetivo:

Reconhecer o espaço em que vive, considerando os referenciais de localização e orientação.

Conteúdos:
1º Eu e os espaços de vivência
• O espaço da criança, do colega e de seus grupos na turma na escola e na família (grupo individual e de locomoção)
 A casa, a escola e a rua;
 Localização;
 Função;
 Dimensão (abrangência);
 Relações.
• Localização da escola na comunidade no Município;
 Pontos de referência da escola em relação;
 Pontos cardeais;
 Posições: direita, esquerda, frente, atrás;
 Localização da sua casa em relação a escola;
 Frente, fundo, lados;
 Pontos de referência da comunidade.
2º Eu e o município
• Localização no espaço
 Cartografia: mapeamento do corpo, itinerários, croqui, mapas;
 Endereço do aluno;
 Meio urbano e meio rural (população, migração e imigração);
 Limites do município;
 Localização do município no estado e no país;
 As paisagens do município.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial