Microcentro Julho/2009
CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO RURAL “PROFESSOR RAIMUNDO GUERRA”
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
AGOSTO E SETEMBRO – 2009
1º, 2º e 3º ANO – PARELHAS/RN
PORTUGUÊS
Objetivo:
Desenvolver a linguagem oral e escrita através dos contos e outras atividades que possibilitem o desenvolvimento da leitura, interpretação e produção de textos.
Conteúdos:
• Linguagem Oral
Narrativas e seus elementos
• Compreensão de Leituras
Gêneros e portadores de textos narrativos:
Estabelecimento de relação entre as idéias presentes nos textos e experiências de vida;
Idéias principais e secundárias;
• Escrita e Reescrita de texto
Uso da pontuação e acentuação gráfica;
Divisão e parágrafo;
Coesão e coerência;
Revisão e reconstrução do texto;
• Análise e Reflexão sobre a língua
Participação da palavra no final de linha;
Análise do sistema alfabético (combinação de som);
Pontuação expressiva (?, !)
Paragrafação;
Substantivo;
Adjetivo.
MATEMÁTICA
Objetivo:
Construir o significado dos números naturais e racionais a partir de seu uso nos diferentes contextos sociais explorando situações problemas, operações de adição, subtração e multiplicação, medidas e geometria.
Conteúdos:
• Números naturais e Sistema de numeração decimal
Sucessor e antecessor;
Números pares e ímpares;
Ordinais;
Romanos;
Metade;
Dobro;
Triplo;
Agrupamento na base (2,3,4,...)
• Operações com números naturais
Adição e subtração simples;
Compreensão da multiplicação como adição de parcelas iguais;
• Números racionais e Operações com números racionais
Conceito de inteiro e metade;
Composição do inteiro considerando duas metades;
Reconhecimento de números fracionários no contexto, sem obrigação da representação;
Representação de figuras geométricas planas e simples por meio de desenhos, recorte e colagem.
CIÊNCIAS
Objetivo:
Compreender o processo de desenvolvimento dos seres vivos animais e plantas, diferenciando suas características e reconhecendo as semelhanças.
Conteúdos:
• Seres vivos animais e vegetais
Investigação da importância e utilidades dos animais e vegetais;
Formas de vida de animais e vegetais em diferentes ambientes;
Classificação dos animais e vegetais;
Variedade de animais e vegetais da região (coleta de informação).
HISTÓRIA
Objetivo:
Conhecer diversos espaços freqüentados pelas pessoas (escola, comunidade, município) reconhecendo as diferenças e semelhanças a partir da compreensão de suas histórias e de suas ocupações.
Conteúdos:
• Eu e a escola
A função da escola;
A função das pessoas que trabalham na escola;
As diferenças e semelhanças entre as escolas de ontem e de hoje;
A história da escola
• Eu e minha comunidade
Nome da comunidade da criança;
História da comunidade;
Semelhanças e diferenças da comunidade;
Serviços prestados;
A presença das primeiras casas e moradores;
Origem e evolução da comunidade;
Influências naturais e religiosas;
As várias fases que antecedem a criação do município;
• Formação do município
Conceito da cidade;
Conceito do município;
A construção histórica dos espaços;
O trânsito e sua organização;
A modernidade nos meios de transporte;
• Meios de comunicação no campo e na cidade ontem e hoje
Meios de comunicação que possibilitem a circulação das informações no campo e na cidade.
GEOGRAFIA
Objetivo:
Reconhecer o espaço em que vive, considerando os referenciais de localização e orientação.
Conteúdos:
1º Eu e os espaços de vivência
• O espaço da criança, do colega e de seus grupos na turma na escola e na família (grupo individual e de locomoção)
A casa, a escola e a rua;
Localização;
Função;
Dimensão (abrangência);
Relações.
• Localização da escola na comunidade no Município;
Pontos de referência da escola em relação;
Pontos cardeais;
Posições: direita, esquerda, frente, atrás;
Localização da sua casa em relação a escola;
Frente, fundo, lados;
Pontos de referência da comunidade.
2º Eu e o município
• Localização no espaço
Cartografia: mapeamento do corpo, itinerários, croqui, mapas;
Endereço do aluno;
Meio urbano e meio rural (população, migração e imigração);
Limites do município;
Localização do município no estado e no país;
As paisagens do município.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial