CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO RURAL “PROFESSOR RAIMUNDO GUERRA”
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
AGOSTO E SETEMBRO – 2009
4º e 5º ANO – PARELHAS/RN
PORTUGUÊS
Objetivo:
Desenvolver a linguagem oral e escrita através de leitura, interpretação e produção de textos, preocupando-se com a coesão, a coerência e a convenção ortográfica.
Conteúdos:
• Linguagem Oral
Trabalhar linguagem oral com narrativas e seus elementos (contos de fadas).
• Compreensão da Leitura
Estratégias de leitura (seleção, comparação, antecipação, inferências);
Diagrama textual (organização espacial, formato);
Idéias principais e secundárias;
Adequação vocabular e argumentativa;
Adequação do tema e a tipologia;
Revisão e reconstrução de textos.
• Gramática e ortografia
Classificação da sílaba tônica;
Substantivo (flexão e concordância);
Pronomes (conceito, função social, classificação);
Verbo (conceito, classificação e tempo).
MATEMÁTICA
Objetivo:
Construir o significado dos números naturais e racionais a partir de seu uso nos diferentes contextos sociais explorando situações problemas, operações de adição, subtração e multiplicação, medidas e geometria.
Conteúdos:
• Utilização de várias estratégias para quantificar elementos através de:
Agrupamento;
• Identificação e escrita de números considerando:
Sucessor e antecessor;
• Agrupamento da base dez considerando:
Unidade, dezena, centena e unidade de milhar;
Milhares e milhões;
Compreensão da relação existente entre a posição do número e o valor posicional;
Identificação dos valores posicionais dos números: valor relativo e absoluto.
• Operações
Interpretação, resolução e formulação de situações problemas envolvendo as 4 operações;
Calcular expressões numéricas combinadas as operações fundamentais;
• Espaço e forma
Reconhecimentos de figuras planas simples: quadrado, círculo, triângulo e retângulo, fazendo confecções das figuras a partir da relação com os contos;
• Grandezas e formas
Construção de conceitos referentes a medida:
Valor monetário;
Expressão de quantidade em dinheiro usando o símbolo de real e a vírgula;
Conhecimento da história do dinheiro;
Reconhecimento das implicações sócio-econômicas do dinheiro na vida das pessoas.
CIÊNCIAS
Objetivo:
Comparar os diferentes tipos de solo em diferentes ambientes ocupados pelo homem considerando a preservação e a degradação dos mesmos.
Conteúdos:
• Solos
Comparação das condições do solo em diferentes ambientes ocupados pelo homem;
Classificação dos diferentes tipos de solo;
Observação das diferenças entre ambientes preservados e degradados, causas e conseqüências para a qualidade de vida.
HISTÓRIA
Objetivo:
- Compreender como se deu o povoamento e a formação étnica no RN;
- Conhecer o processo da Independência do Brasil considerando as causas e conseqüências.
Conteúdos:
• HISTÓRIA – 4º ANO
Povoamento e formação étnica do RN;
Os holandeses e sua contribuição para a formação do RN;
A cultura canavieira.
• HISTÓRIA – 5º ANO
A Independência do Brasil;
Confederação do Equador;
A Abolição de D. Pedro I;
O segundo reinado;
A escravidão no Brasil e no RN;
A abolição dos escravos no RN
GEOGRAFIA
Objetivo:
- Conhecer o perfil sócio-econômico do estado compreendendo a sua influência na vida das pessoas;
- Representar em linguagem cartográfica as características das paisagens estudadas por meio de confecção de diferentes tipos de mapa;
- Localizar em mapas estados, regiões, continentes e oceanos.
Conteúdos:
• Perfil sócio-econômico do estado
Economia;
Comércio;
Indústria;
Agricultura;
Pesca;
Turismo;
Cultura;
Mineração.
• As mesorregiões do RN.
GEOGRAFIA – 5º ANO
• Localização dos espaços em mapas do país no continente Americano;
• Brasil na América do Sul;
• Continentes e oceanos.
ARTES
Objetivo:
Compreender a arte como fato histórico contextualizando-a com as diversas áreas do conhecimento e com os diversos conteúdos estudados.
Conteúdos:
• Confecções das figuras geométricas simples fazendo relações com os contos de fada;
• Maquete ou Mural com personagens do conto em estudo;
CULTURA
• Teatralizar os contos estudados;
• Folclore do RN
EDUCAÇÃO FÍSICA
Objetivo:
Compreender a importância das normas e regras a partir das atividades de jogos e brincadeiras realizadas dentro da escola e fora dela.
Conteúdos:
• Dinâmicas;
• Jogos – regras;
• Brincadeiras envolvendo os conteúdos estudados (Trilha).
ENSINO RELIGIOSO
Objetivos:
Reconhecer a importância dos valores humanos para a formação da cidadania.
Conteúdos:
• Refletir através dos contos os valores humanos: respeito, solidariedade, companheirismo, etc.
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
AGOSTO E SETEMBRO – 2009
4º e 5º ANO – PARELHAS/RN
PORTUGUÊS
Objetivo:
Desenvolver a linguagem oral e escrita através de leitura, interpretação e produção de textos, preocupando-se com a coesão, a coerência e a convenção ortográfica.
Conteúdos:
• Linguagem Oral
Trabalhar linguagem oral com narrativas e seus elementos (contos de fadas).
• Compreensão da Leitura
Estratégias de leitura (seleção, comparação, antecipação, inferências);
Diagrama textual (organização espacial, formato);
Idéias principais e secundárias;
Adequação vocabular e argumentativa;
Adequação do tema e a tipologia;
Revisão e reconstrução de textos.
• Gramática e ortografia
Classificação da sílaba tônica;
Substantivo (flexão e concordância);
Pronomes (conceito, função social, classificação);
Verbo (conceito, classificação e tempo).
MATEMÁTICA
Objetivo:
Construir o significado dos números naturais e racionais a partir de seu uso nos diferentes contextos sociais explorando situações problemas, operações de adição, subtração e multiplicação, medidas e geometria.
Conteúdos:
• Utilização de várias estratégias para quantificar elementos através de:
Agrupamento;
• Identificação e escrita de números considerando:
Sucessor e antecessor;
• Agrupamento da base dez considerando:
Unidade, dezena, centena e unidade de milhar;
Milhares e milhões;
Compreensão da relação existente entre a posição do número e o valor posicional;
Identificação dos valores posicionais dos números: valor relativo e absoluto.
• Operações
Interpretação, resolução e formulação de situações problemas envolvendo as 4 operações;
Calcular expressões numéricas combinadas as operações fundamentais;
• Espaço e forma
Reconhecimentos de figuras planas simples: quadrado, círculo, triângulo e retângulo, fazendo confecções das figuras a partir da relação com os contos;
• Grandezas e formas
Construção de conceitos referentes a medida:
Valor monetário;
Expressão de quantidade em dinheiro usando o símbolo de real e a vírgula;
Conhecimento da história do dinheiro;
Reconhecimento das implicações sócio-econômicas do dinheiro na vida das pessoas.
CIÊNCIAS
Objetivo:
Comparar os diferentes tipos de solo em diferentes ambientes ocupados pelo homem considerando a preservação e a degradação dos mesmos.
Conteúdos:
• Solos
Comparação das condições do solo em diferentes ambientes ocupados pelo homem;
Classificação dos diferentes tipos de solo;
Observação das diferenças entre ambientes preservados e degradados, causas e conseqüências para a qualidade de vida.
HISTÓRIA
Objetivo:
- Compreender como se deu o povoamento e a formação étnica no RN;
- Conhecer o processo da Independência do Brasil considerando as causas e conseqüências.
Conteúdos:
• HISTÓRIA – 4º ANO
Povoamento e formação étnica do RN;
Os holandeses e sua contribuição para a formação do RN;
A cultura canavieira.
• HISTÓRIA – 5º ANO
A Independência do Brasil;
Confederação do Equador;
A Abolição de D. Pedro I;
O segundo reinado;
A escravidão no Brasil e no RN;
A abolição dos escravos no RN
GEOGRAFIA
Objetivo:
- Conhecer o perfil sócio-econômico do estado compreendendo a sua influência na vida das pessoas;
- Representar em linguagem cartográfica as características das paisagens estudadas por meio de confecção de diferentes tipos de mapa;
- Localizar em mapas estados, regiões, continentes e oceanos.
Conteúdos:
• Perfil sócio-econômico do estado
Economia;
Comércio;
Indústria;
Agricultura;
Pesca;
Turismo;
Cultura;
Mineração.
• As mesorregiões do RN.
GEOGRAFIA – 5º ANO
• Localização dos espaços em mapas do país no continente Americano;
• Brasil na América do Sul;
• Continentes e oceanos.
ARTES
Objetivo:
Compreender a arte como fato histórico contextualizando-a com as diversas áreas do conhecimento e com os diversos conteúdos estudados.
Conteúdos:
• Confecções das figuras geométricas simples fazendo relações com os contos de fada;
• Maquete ou Mural com personagens do conto em estudo;
CULTURA
• Teatralizar os contos estudados;
• Folclore do RN
EDUCAÇÃO FÍSICA
Objetivo:
Compreender a importância das normas e regras a partir das atividades de jogos e brincadeiras realizadas dentro da escola e fora dela.
Conteúdos:
• Dinâmicas;
• Jogos – regras;
• Brincadeiras envolvendo os conteúdos estudados (Trilha).
ENSINO RELIGIOSO
Objetivos:
Reconhecer a importância dos valores humanos para a formação da cidadania.
Conteúdos:
• Refletir através dos contos os valores humanos: respeito, solidariedade, companheirismo, etc.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial