terça-feira, 17 de novembro de 2009

CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO RURAL “PROFESSOR RAIMUNDO GUERRA”
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
AGOSTO E SETEMBRO – 2009
4º e 5º ANO – PARELHAS/RN

PORTUGUÊS

Objetivo:

Desenvolver a linguagem oral e escrita através de leitura, interpretação e produção de textos, preocupando-se com a coesão, a coerência e a convenção ortográfica.

Conteúdos:
• Linguagem Oral
 Trabalhar linguagem oral com narrativas e seus elementos (contos de fadas).
• Compreensão da Leitura
 Estratégias de leitura (seleção, comparação, antecipação, inferências);
 Diagrama textual (organização espacial, formato);
 Idéias principais e secundárias;
 Adequação vocabular e argumentativa;
 Adequação do tema e a tipologia;
 Revisão e reconstrução de textos.
• Gramática e ortografia
 Classificação da sílaba tônica;
 Substantivo (flexão e concordância);
 Pronomes (conceito, função social, classificação);
 Verbo (conceito, classificação e tempo).

MATEMÁTICA

Objetivo:

Construir o significado dos números naturais e racionais a partir de seu uso nos diferentes contextos sociais explorando situações problemas, operações de adição, subtração e multiplicação, medidas e geometria.

Conteúdos:
• Utilização de várias estratégias para quantificar elementos através de:
 Agrupamento;
• Identificação e escrita de números considerando:
 Sucessor e antecessor;
• Agrupamento da base dez considerando:
 Unidade, dezena, centena e unidade de milhar;
 Milhares e milhões;
 Compreensão da relação existente entre a posição do número e o valor posicional;
 Identificação dos valores posicionais dos números: valor relativo e absoluto.
• Operações
 Interpretação, resolução e formulação de situações problemas envolvendo as 4 operações;
 Calcular expressões numéricas combinadas as operações fundamentais;
• Espaço e forma
 Reconhecimentos de figuras planas simples: quadrado, círculo, triângulo e retângulo, fazendo confecções das figuras a partir da relação com os contos;
• Grandezas e formas
 Construção de conceitos referentes a medida:
 Valor monetário;
 Expressão de quantidade em dinheiro usando o símbolo de real e a vírgula;
 Conhecimento da história do dinheiro;
 Reconhecimento das implicações sócio-econômicas do dinheiro na vida das pessoas.

CIÊNCIAS

Objetivo:

Comparar os diferentes tipos de solo em diferentes ambientes ocupados pelo homem considerando a preservação e a degradação dos mesmos.

Conteúdos:
• Solos
 Comparação das condições do solo em diferentes ambientes ocupados pelo homem;
 Classificação dos diferentes tipos de solo;
 Observação das diferenças entre ambientes preservados e degradados, causas e conseqüências para a qualidade de vida.

HISTÓRIA

Objetivo:

- Compreender como se deu o povoamento e a formação étnica no RN;
- Conhecer o processo da Independência do Brasil considerando as causas e conseqüências.

Conteúdos:
• HISTÓRIA – 4º ANO
 Povoamento e formação étnica do RN;
 Os holandeses e sua contribuição para a formação do RN;
 A cultura canavieira.

• HISTÓRIA – 5º ANO
 A Independência do Brasil;
 Confederação do Equador;
 A Abolição de D. Pedro I;
 O segundo reinado;
 A escravidão no Brasil e no RN;
 A abolição dos escravos no RN

GEOGRAFIA

Objetivo:

- Conhecer o perfil sócio-econômico do estado compreendendo a sua influência na vida das pessoas;
- Representar em linguagem cartográfica as características das paisagens estudadas por meio de confecção de diferentes tipos de mapa;
- Localizar em mapas estados, regiões, continentes e oceanos.

Conteúdos:
• Perfil sócio-econômico do estado
 Economia;
 Comércio;
 Indústria;
 Agricultura;
 Pesca;
 Turismo;
 Cultura;
 Mineração.
• As mesorregiões do RN.

GEOGRAFIA – 5º ANO
• Localização dos espaços em mapas do país no continente Americano;
• Brasil na América do Sul;
• Continentes e oceanos.

ARTES

Objetivo:

Compreender a arte como fato histórico contextualizando-a com as diversas áreas do conhecimento e com os diversos conteúdos estudados.

Conteúdos:
• Confecções das figuras geométricas simples fazendo relações com os contos de fada;
• Maquete ou Mural com personagens do conto em estudo;

CULTURA
• Teatralizar os contos estudados;
• Folclore do RN

EDUCAÇÃO FÍSICA

Objetivo:

Compreender a importância das normas e regras a partir das atividades de jogos e brincadeiras realizadas dentro da escola e fora dela.

Conteúdos:
• Dinâmicas;
• Jogos – regras;
• Brincadeiras envolvendo os conteúdos estudados (Trilha).

ENSINO RELIGIOSO

Objetivos:

Reconhecer a importância dos valores humanos para a formação da cidadania.

Conteúdos:
• Refletir através dos contos os valores humanos: respeito, solidariedade, companheirismo, etc.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial