quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Leitura e Produção de texto

Leitura e escrita são atividades que, desde quando o homem sentiu necessidade de ampliar suas formas de comunicação, andaram juntas. Não se concebe na atualidade, atividades de leitura e escrita de forma dissociada. Assim, para que o aluno seja um bom escritor é necessário que ele seja também um bom leitor. Bom leitor no sentido de interpretar de forma coerente e crítica, algo lido.
Desta forma, além das atividades de produção de textos propriamente ditas, é importante que o professor tenha a preocupação de estar atento a quatro aspectos que o leitor atende quando lê: percepção da palavra, compreensão, reação e integração. Isto quer dizer que, ao ler, nossos alunos além de RECONHECER a palavra escrita devem COMPREENDER o que leu, isto é, ligar a palavra ao seu significado; REAGIR À LEITURA, o que significa gostar ou não do que leu, o que denota subjetividade; INTEGRAR, ou seja, relacionar o que leu com outras partes do texto e com as suas experiências anteriores sobre o assunto.Isto ocorrendo vai favorecer o desempenho do aluno enquanto produtor de um texto.
Além das atividades de leitura, que envolvem situações de interpretação, desenvolvimento da linguagem oral (saber ouvir e falar), quando trabalhamos produção de texto com nossos alunos devemos estar atentos a alguns aspectos importantes para que eles sejam capazes de produzir textos originais, criativos, coesos, coerentes.
Dessa forma, para um bom desempenho do aluno em situações de leitura e produção de texto faz-se necessário promover o desenvolvimento da sua capacidade de criação, de observação, de reflexão,de discriminação, de participação, de cooperatividade, de decisão e de ação. Como sugestões para que isto ocorra apresentamos as seguintes atividades:

PARA DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO:
Narre, para seus alunos, o final de um filme e peça que eles imaginem o início. Selecione gravuras de uma história completa. Retire uma das cenas para os alunos recomporem de outras maneiras a história apresentada. Peça seus alunos para:
Observar o ambiente da sala de aula. Do ambiente ele deverá escolher um objeto (enfeites, materiais escolares, móveis...) e descrever o que ele representa, como ele se sente, qual sua finalidade, etc.; Imaginar e escrever sobre:
Como as pessoas viveriam em casas só de vidro?
Como seria o mundo se todas as coisas fossem vermelhas?
O que aconteceria se as bicicletas fossem os únicos veículos de uma cidade?
Como seria o mundo se os pássaros vivessem só em gaiolas?
Se pudesse morar na lua ou em Marte? Qual desses lugares escolheria? Quando mudaria para lá? O que e quem levaria?
Organizar por escrito uma festa de aniversário
Imaginar e escrever um diálogo entre: Duas pessoas; O rio e um barco; Uma porta e uma janela; O lápis e o caderno; A mãe e o filho; A professora e o aluno; A chuva e o vento; A lua e a noite; O sol e o dia; O sorriso e a lágrima.
Antes de sugerir que o aluno escreva um diálogo o professor deve ter o cuidado de apresentar situações orais e leitura de diálogos para exploração do assunto, pontuação, conceito. Deve ainda, coletivamente, criar diálogos escritos.

PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO ORIGINAL E FLUENTE:
Peça a seus alunos para completar frases, oralmente, relacionando a qualidade ao nome. Exemplo: (A primeira frase já está completa)
Ligeiro como um coelho.
Ensolarado como _________________.
Brilhante como ___________________.
Feliz como ______________________.
Alto como _______________________.
Baixo como _____________________.
Macio como _____________________.
Barulhento como _________________.
Silencioso como __________________.
Narre acontecimentos para seus alunos solicitando que eles se imaginem como sendo girassol, estrela, nuvem, coelho, árvore, carro, computador, telefone, etc.
Exemplo:
Você é uma flor. De que cor você é? Por qual nome você é conhecida? De onde veio? Quem te colocou onde você se encontra? Você é feliz? Sim?, Não? Por que? Fale sobre o lugar onde você está (Num jardim, numa floricultura, nas mãos de alguém, num vaso, desenhada em uma folha de caderno?)

PARA DESENVOLVER A COMPLEXIDADE E ELABORAÇÃO DE IDÉIAS:
Para desenvolver a complexidade e a elaboração de idéias é necessário que o aluno adquira a habilidade de pesquisa e as atividades a seguir poderão ajudar.
Jornal falado
Peça a seus alunos para ouvir um noticiário da rádio ou da televisão, escolher as notícias que achar mais interessantes, escrevê-las e escolher uma forma interessante para apresentá-la aos colegas, como um locutor.
Entrevista
Escolher uma pessoa e entrevistá-la. Exemplos: Entrevistar a mamãe, o papai ou os avós sobre os costumes deles em anos anteriores, o aspecto da cidade, os recursos de comunicação e produzir um texto com as informações coletadas. Entrevistar um funcionário da escola, um professor ou um colega sobre sua opinião a respeito de determinado assunto.

PARA DESENVOLVER A OBSERVAÇÃO:
Pedir aos alunos para: Olhar para a sala, observando e procurando descobrir um detalhe antes não percebido e escrever sobre ele; Olhar para as mãos, explorá-la (aberta, fechada, palma, dedos, articulações,unhas) e procurar descobrir aspectos antes ignorados. Escrever sobre o aspecto descoberto, senão encontrar nenhum aspecto novo, fazer uma narrativa da atividade de observação. Observe a natureza depois de uma chuva. Como ela fica? Escreva sobre o que observou.

PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE:
Para desenvolver a criatividade o professor poderá fazer uso de alguns jogos como os apresentados a seguir.
Escrever frases só com palavras começadas com a letra “B”;
Escrever o maior número de frases com 7 palavras apresentadas, sem acrescentar palavras novas.
O tempo para formar as frases deve ser marcado pelo professor. As frases formadas devem ter sentido;

SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM CLIP AQUARELA:
Estratégias e recursos da aula:
Para iniciar o trabalho pergunte aos alunos se sabem o que é uma aquarela e suas características; depois se conhecem a música Aquarela, de Toquinho. Levante hipóteses sobre o porquê o autor deu esse nome à canção. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo.Após exibição do vídeo, distribua cópias da música e estimule que cantem para que aprendam a letra. Garanta que saibam cantar ao menos alguns trechos da música de cor.
Em seguida peça que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Brinque de pausar o vídeo em alguns trechos para indicarem em que palavra pararam, verificando se estão conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito.Forme duplas e distribua trechos da música para que descubram o que está escrito. Peça, então, que em duplas, façam a ilustração do trecho que receberam. Deverão combinar o que querem ilustrar e os papéis de cada um nessa ilustração. Junto com os alunos, coloque as imagens na ordem em que devem aparecer de acordo com a canção .

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