Microcentro Setembro/2009
Estudamos os Cantinhos de Aprendizagem no 1º momento e realizamos oficinas na parte da tarde.
Oficina 1
Todos juntos
1. Fazer leitura e análise da letra da música;
2. Confeccionar máscaras para os animais que aparecem na história;
3. Criar uma situação vivida pelos animais onde os mesmos apresentem as características citadas na música;
4. Fazer a dramatização da situação criada;
5. Encerrar com a execução da música com a participação dos “animais” e estimular o grupo a tecer comentários acerca de tudo que foi apresentado.
Oficina 2
O problema não é meu
1. Iniciar com questionamentos ou depoimentos sobre a importância do trabalho coletivo, do compromisso de cada um nos vários contextos da vida social;
2. Motivar o grupo para assistir o vídeo “O problema não é meu”;
3. Discutir com o grupo a história apresentada no vídeo relacionando a situações do cotidiano;
4. Incentivar o grupo a criar uma produção de texto, dramatização ou desenho a partir dessa vivência.
Oficina 3
A colcha de retalhos
1. Entregar a cada aluno ou componente do grupo um papel ou tecido com uma atividade para desenhar ( trabalhar o desenho);
2. Depois que cada um desenhar o que foi pedido, deve apresentar oralmente o que desenhou ( trabalhar a oralidade);
3. Depois que cada um apresentar vai colando o desenho num papel madeira ou na parede, formando uma colcha com vários desenhos (trabalhar a apreciação dos desenhos);
4. Comentar a experiência e os depoimentos dos colegas:
5. Para encerrar trabalhar com o texto Colcha de retalhos.
Senhor,
Outro dia, fiz uma colcha de retalhos.
Ao pegar cada pedaço, recordava-me de pessoas, acontecimentos...
Como se cada um tivesse sua história para contar.
Fui costurar. Cores que à primeira vista não combinavam, padrões e desenhos totalmente diferentes, tudo se juntou.
A colcha ficou pronta. E como ficou bonita!
E fico pensando:
Tu criaste todos os seres diferentes. Ninguém é igual ao outro. Nada de repetição, de monotonia. E não são diferentes só fisicamente. Todos pensam diferente, sentem diferente, agem diferente. Um completa o outro. Um apóia o outro.
Que maravilha é uma "colcha" de tantos seres diferentes, formando a humanidade.
Por que quero que todos sejam iguais, pense igual, sintam igual?
Eu sou um pedacinho no grande conjunto. Embelezo sua criação de um deter-minado modo. Outros realçam outras cores, outros padrões.
Importante é querer ser "costurado" aos outros retalhos e não ficar isolado.
Todos unidos à procura da união e da fraternidade, cada um do seu modo, formam a grande colcha da unidade na diversidade.
Obrigado, Senhor!
Veja as atividades que podem ser pedidas:
DINAMICA RETALHOS DA VIDA
1. Desenhe a pessoa mais importante para você.
2. Lembre-se do dia que você foi mais feliz e faça um desenho representando esse momento.
3. Desenhe algo que você não teve na infância e fez falta na sua vida.
4. Desenhe a casa dos seus sonhos.
5. Desenhe seu melhor amigo da infância.
6. Desenhe a pessoa que você mais admira.
7. Desenhe algo de sua infância que você nunca esqueceu.
8. Desenhe o brinquedo que mais marcou a sua infância.
9. Desenhe algo que lhe lembra o inicio de sua vida escolar.
10. Lembre-se da melhor viagem que você fez e desenhe esses momentos.
11. Desenhe um objeto de sua casa que hoje lhe foi muito útil... e assim por diante.
LIDERANÇA - COLETIVIDADE
1. Desenhe algo que lembre a importância do trabalho em equipe.
2. Represente uma situação onde a coletividade se faz necessária (coisas que não consigo fazer sozinho/a).
3. Represente situações ou características de um líder.
4. Desenhe como se dá sua participação no grupo (família, escola, comunidade). 5. Represente situações de mudança ocorridas ou que poderão ocorrer no contexto da escola pela vivência do trabalho em grupo.
Oficina 1
Todos juntos
1. Fazer leitura e análise da letra da música;
2. Confeccionar máscaras para os animais que aparecem na história;
3. Criar uma situação vivida pelos animais onde os mesmos apresentem as características citadas na música;
4. Fazer a dramatização da situação criada;
5. Encerrar com a execução da música com a participação dos “animais” e estimular o grupo a tecer comentários acerca de tudo que foi apresentado.
Oficina 2
O problema não é meu
1. Iniciar com questionamentos ou depoimentos sobre a importância do trabalho coletivo, do compromisso de cada um nos vários contextos da vida social;
2. Motivar o grupo para assistir o vídeo “O problema não é meu”;
3. Discutir com o grupo a história apresentada no vídeo relacionando a situações do cotidiano;
4. Incentivar o grupo a criar uma produção de texto, dramatização ou desenho a partir dessa vivência.
Oficina 3
A colcha de retalhos
1. Entregar a cada aluno ou componente do grupo um papel ou tecido com uma atividade para desenhar ( trabalhar o desenho);
2. Depois que cada um desenhar o que foi pedido, deve apresentar oralmente o que desenhou ( trabalhar a oralidade);
3. Depois que cada um apresentar vai colando o desenho num papel madeira ou na parede, formando uma colcha com vários desenhos (trabalhar a apreciação dos desenhos);
4. Comentar a experiência e os depoimentos dos colegas:
5. Para encerrar trabalhar com o texto Colcha de retalhos.
Senhor,
Outro dia, fiz uma colcha de retalhos.
Ao pegar cada pedaço, recordava-me de pessoas, acontecimentos...
Como se cada um tivesse sua história para contar.
Fui costurar. Cores que à primeira vista não combinavam, padrões e desenhos totalmente diferentes, tudo se juntou.
A colcha ficou pronta. E como ficou bonita!
E fico pensando:
Tu criaste todos os seres diferentes. Ninguém é igual ao outro. Nada de repetição, de monotonia. E não são diferentes só fisicamente. Todos pensam diferente, sentem diferente, agem diferente. Um completa o outro. Um apóia o outro.
Que maravilha é uma "colcha" de tantos seres diferentes, formando a humanidade.
Por que quero que todos sejam iguais, pense igual, sintam igual?
Eu sou um pedacinho no grande conjunto. Embelezo sua criação de um deter-minado modo. Outros realçam outras cores, outros padrões.
Importante é querer ser "costurado" aos outros retalhos e não ficar isolado.
Todos unidos à procura da união e da fraternidade, cada um do seu modo, formam a grande colcha da unidade na diversidade.
Obrigado, Senhor!
Veja as atividades que podem ser pedidas:
DINAMICA RETALHOS DA VIDA
1. Desenhe a pessoa mais importante para você.
2. Lembre-se do dia que você foi mais feliz e faça um desenho representando esse momento.
3. Desenhe algo que você não teve na infância e fez falta na sua vida.
4. Desenhe a casa dos seus sonhos.
5. Desenhe seu melhor amigo da infância.
6. Desenhe a pessoa que você mais admira.
7. Desenhe algo de sua infância que você nunca esqueceu.
8. Desenhe o brinquedo que mais marcou a sua infância.
9. Desenhe algo que lhe lembra o inicio de sua vida escolar.
10. Lembre-se da melhor viagem que você fez e desenhe esses momentos.
11. Desenhe um objeto de sua casa que hoje lhe foi muito útil... e assim por diante.
LIDERANÇA - COLETIVIDADE
1. Desenhe algo que lembre a importância do trabalho em equipe.
2. Represente uma situação onde a coletividade se faz necessária (coisas que não consigo fazer sozinho/a).
3. Represente situações ou características de um líder.
4. Desenhe como se dá sua participação no grupo (família, escola, comunidade). 5. Represente situações de mudança ocorridas ou que poderão ocorrer no contexto da escola pela vivência do trabalho em grupo.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial