quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Estratégias para trabalhar leitura integrando com o estudo da matemática

ARTIGOS DE JORNAIS E REVISTAS:
Descrição: Utilizar artigos de jornais e revistas enquanto motivadores e/ou fonte de dados para o estudo de conteúdos matemáticos.
Método: Selecionar textos jornalísticos relacionados ao tema em estudo. Esses textos podem ser utilizados tanto na exposição de conteúdos como na elaboração de atividades avaliativas ou não.
Objetivos: Ajudar na contextualização dos conteúdos estudados.
Mostrar que textos “não-matemáticos” podem conter informações matemáticas, estreitando a relação entre leitura e matemática.

LEITURAS DE GRÁFICOS E TABELAS:
Descrição: Potencializar a utilização de gráficos e tabelas enquanto motivadores e/ou fonte de dados para o estudo de conteúdos matemáticos.
Método: Problematizar gráficos e/ou tabelas relacionados aos temas em estudo.
Construir gráficos a partir de tabelas. Completar / construir tabelas a partir de gráficos.
Objetivos: Familiarizar os alunos com esse tipo de texto; Desenvolver a leitura de gráficos e tabelas; Mostrar a relação entre essas duas formas de apresentação de dados.
COMPARAÇÃO PROBLEMAS:

Descrição: Apresentar dois ou mais problemas para que sejam comparados.
Método: Inicialmente, através de discussão coletiva, os alunos devem indicar semelhanças e diferenças em relação ao texto dos problemas. O próximo passo é discutir sobre as resoluções dos problemas: são parecidas, ou completamente diferentes? Que algoritmo é utilizado?
Objetivos: Evidenciar a influência do texto na resolução e, posteriormente, na resposta do problema matemático.
PROBLEMAS EM TIRAS:

Descrição: Os alunos recebem trechos desordenados de um problema, que deverá ser montado.
Método: Quando recebem os problemas em tiras, os alunos precisam, antes de partir para a resolução, reorganizar o texto do problema.
VARIAÇÃO: apresentar as tiras com os dados numéricos separados.
Objetivos: Levar os alunos a perceberem como se articula o texto do problema, como é construído e sua importância na resolução.
Provocar uma reflexão sobre o papel dos dados numéricos no texto do problema.

QUE CONTA RESOLVE?
Descrição: São apresentados alguns problemas e, logo após, algumas operações, dentre as quais algumas capazes de resolver os problemas propostos.
Método: A tarefa consiste em ler cada problema e associar a ele a operação adequada, justificando, oralmente ou por escrito, a escolha feita.
Objetivos: Mostrar a relação entre uma leitura apressada e erros na resolução de problemas matemáticos.

CONTINUE:
Descrição: A partir de uma parte dada, desenvolver um problema matemático.
Método: Nem todos os dados estão disponíveis na parte inicial do problema, é preciso colocar outros, articular o texto e finalizá-lo.
Objetivos: Desenvolver o domínio, por parte do aluno, das características do texto de um problema.
Articular conhecimentos matemáticos que o aluno possui para aplicá-los a uma situação nova.

QUAL É O ERRO?
Descrição: Apresentar aos alunos problemas, operações, equações, já resolvidas e pedir-lhes que encontrem os erros presentes, sem identificar o aluno que errou.
Método: Para encontrar os erros, cada aluno precisa examinar toda a resolução com a máxima atenção, repensando assim, cada ação ali representada. É necessário ainda que o aluno tenha a consciência de como se resolve corretamente aquela atividade.
Objetivos: Mostrar que a menor falta de atenção pode comprometer toda uma questão.
Na busca pelo erro, o aluno revisa o conteúdo, bem como identifica os erros mais comuns relacionados àquelas situações.
MAPA CONCEITUAL:
Descrição: Rede de idéias relacionadas a um assunto. O texto pode ser em prosa ou um esquema, contendo os significados, exemplos, ilustrações a respeito de cada idéia.
Método: É proposto um tema (conhecido ou a conhecer)
Sobre esse tema, lançam-se idéias relacionadas, formando uma rede.
Essa rede se transforma em um roteiro para a elaboração de um texto/resumo.
Objetivos: Desenvolver conexões entre os vários assuntos relacionados ao tema central.
Desenvolver autonomia no estudante, quanto à metodologia de estudo extra-classe.

CARTA:
Descrição: Escrever uma carta – preferencialmente com destinatário – a respeito de um conteúdo.
Método: Cartas contando o que: foi exposto na aula; sabe-se a respeito de um tema; representou dúvida. Podem ser usadas como abertura / encerramento.
Objetivos: Verificar se houve aprendizagem. Instrumento de avaliação contínua.

DICIONÁRIO:
Descrição: Construir um dicionário de termos matemáticos
Método: Propor uma lista de palavras e pedir aos alunos que acrescentem significado, item exemplos, façam ilustrações. Uma alternativa é deixar a seleção das palavras a cargo dos alunos.
Objetivos: Mostrar que a matemática tem linguagem e simbologia próprias.
Construir um guia para consulta. Consolidar conceitos.












MAPA CONCEITUAL:
Descrição: Rede de idéias relacionadas a um assunto. O texto pode ser em prosa ou um esquema, contendo os significados, exemplos, ilustrações a respeito de cada idéia.
Método: É proposto um tema (conhecido ou a conhecer)
Sobre esse tema, lançam-se idéias relacionadas, formando uma rede.
Essa rede se transforma em um roteiro para a elaboração de um texto/resumo.
Objetivos: Desenvolver conexões entre os vários assuntos relacionados ao tema central.
Desenvolver autonomia no estudante, quanto à metodologia de estudo extra-classe.

CARTA:
Descrição: Escrever uma carta – preferencialmente com destinatário – a respeito de um conteúdo.
Método: Cartas contando o que: foi exposto na aula; sabe-se a respeito de um tema; representou dúvida. Podem ser usadas como abertura / encerramento.
Objetivos: Verificar se houve aprendizagem. Instrumento de avaliação contínua.

DICIONÁRIO:
Descrição: Construir um dicionário de termos matemáticos
Método: Propor uma lista de palavras e pedir aos alunos que acrescentem significado, item exemplos, façam ilustrações. Uma alternativa é deixar a seleção das palavras a cargo dos alunos.
Objetivos: Mostrar que a matemática tem linguagem e simbologia próprias.
Construir um guia para consulta. Consolidar conceitos.

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