Microcentro setembro - Cadernos de Aprendizagem
A Escola Ativa do município de Parelhas realizou neste dia 11 o microcentro mensal referente a setembro de 2010, com participação dos professores de todas as Escolas do Campo do referido município, bem como professores e técnicos do programa dos municípios de Santana do Seridó e Carnaúba dos Dantas. O encontro teve como foco principal de estudo os Cadernos de Aprendizagem, que chegaram em todas as escolas após reformulação. A análise e planejamento de atividades a partir dos novos cadernos teve início neste microcentro com os Cadernos de Língua Portuguesa e terá continuidade nos demais encontros de acordo com as dificuldades que forem surgindo com o decorrer do trabalho.
Microcentro setembro/2010
Pauta:
- Acolhida: Comitês da escola
- Mensagem: Livros e Homens
- Socialização de experiências
- Slides: Cadernos de Aprendizagem
- Estudo do Módulo VI do Caderno de Formação do Educador: Metodologia dos Cadernos de Ensino e Aprendizagem
- Oficinas: Trabalhando com os cadernos de Língua Portuguesa – Planejamento modular
- Apresentação dos grupos
- Avaliação das atividades do dia
- Encerramento
“PLANEJAMENTO MODULAR”
ESCOLA:______________________________________
ÁREA DE CONHECIMENTO:________________________
CADERNO:_____________________________________
UNIDADE/MÓDULO:______________________________
CRONOGRAMA:__________________________________
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: (Por que ensinar)
CONTEÚDOS: (O que ensinar?)
ESTRATÉGIAS E RECURSOS:
Como lecionar?
Que materiais utilizar para melhor compreensão?
Como desenvolver o conteúdo utilizando-se dos elementos e instrumentos da Escola Ativa?
Que situações problemas criar?
Como enriquecer o conteúdo em estudo?
Que atividades complementares utilizar para melhor compreensão do conteúdo? (
AVALIAÇÃO:
Como verificar se as habilidades e competências foram desenvolvidas?
Trabalhando com o Caderno de Língua Portuguesa
Caderno 1
Unidade 2 – Folclore: A nossa cultura
Módulo 1:
Indicadores da Aprendizagem:
•Narrar lendas e histórias conhecidas, comentando-as;
•Demonstrar compreensão do sentido global do texto lido pelo professor;
•Relacionar a história trabalhada a outras vivências;
•Identificar letra inicial e final das palavras relacionadas;
•Identificar e escrever palavras de acordo com as cenas da história;
•Ler o texto, com ajuda do professor, seguindo suas orientações;
•Produzir pequenos textos em grupo, com ajuda do professor;
•Socializar com a família as atividades realizadas na escola.
Professor,
Considere que os alunos que cursam o Caderno 1 ainda estão em processo de Alfabetização, dessa forma estimule a linguagem oral, respeitando a sua forma de falar para que eles desenvolvam a estruturação do seu pensamento e da sua linguagem, tornando-se usuário da língua. Nas atividades de escrita respeite a forma que esses alunos pensam, para que não se sintam inibidos a realizar outras produções.
É importante compreender que o processo de aquisição da língua pressupõe o desenvolvimento das habilidades de escutar, ler, falar e escrever, por isso não supervalorize uma em detrimento da outra, pois todas são muito importantes para o processo de alfabetização desses alunos.
Conteúdos:
•Folclore brasileiro – Lenda do Curupira;
•Contagem de letras e sílabas;
•Letra inicial e final;
•Leitura e escrita de palavras;
•Produção textual.
Os conteúdos propostos pelo Caderno nem sempre estão explícitos, por isso precisamos estar atentos a eles, buscando sua identificação nas seções A, B e C.
Atividades Propostas pelo Caderno:
•Comentários sobre lendas conhecidas pelos alunos;
•Ouvir e recontar a lenda do Curupira;
•Formação de palavras relacionadas ao texto, contagem de letras e sílabas;
•Identificação de palavras de mesma letra inicial e final;
•Escrita de palavras a partir da letra inicial;
•Produção de texto coletivo;
•Socialização com a família das atividades realizadas na escola.
As atividades propostas pelo Caderno devem ser complementadas, sempre que necessário, elas sozinhas não são suficientes para garantir a aprendizagem dos alunos. Dessa forma sugerimos algumas outras atividades a fim de enriquecer o trabalho, porém o professor não deve ficar limitado a essas sugestões, devendo buscar outras fontes e até mesmo criar as suas próprias atividades junto com os seus alunos.
Sugestões de Atividades Complementares:
•Durante a atividade de leitura da lenda do Curupira proposta pelo Caderno, proponha que os alunos acompanhem a sua leitura, pois sabemos que eles ainda não são leitores convencionais, mas certamente irão apreciar ouvir a história lida por você ou por um aluno de outra série;
•Proponha atividades com o alfabeto móvel, como a montagem do título da lenda, exploração de letras inicial e final, contagem de letras e sílabas. O trabalho com o alfabeto móvel pode ser variado com a escrita de uma lista de palavras relacionadas à lenda, essa atividade pode ser feita em dupla a fim de que os alunos interajam e troquem informações durante a atividade;
•Após a escrita da lista com o alfabeto móvel, proponha que os alunos registrem no caderno de forma a garantir a permanência do registro;
•Solicite que os alunos desenhem a história que escutaram, dessa forma você poderá perceber se eles compreenderem seu sentido global, em seguida sugira que as produções sejam expostas no cantinho de Língua Portuguesa;
•Explore com os alunos os livros existentes no cantinho de Língua portuguesa e as lendas que constam no livro do aluno de alfabetização (coleção ilustrada por Ziraldo). Em seguida, junto com eles, proponha a confecção de um cartaz para ser colocado no cantinho de Língua Portuguesa com os títulos das lendas escolhidas e os dias em que serão lidas. Veja uma sugestão:
•Nos dias que sucederem a confecção do cartaz leia as histórias combinadas com o grupo na roda de leitura. Nesse momento o importante é despertar o prazer de ler e fazer com que através da escuta de outras histórias os alunos percebam semelhanças entre os textos escutados.
Professor,
As atividades aqui sugeridas visam contribuir com o processo de Alfabetização dos alunos que cursam o Caderno 1, portanto, é muito importante que você estimule as crianças a ler e escrever textos que aparecem na vida e que tem uma função social definida, o fundamental é criar situações reais de comunicação e despertar o prazer de ler, esse é o melhor percurso para quem se aventura a desvendar os mistérios da língua escrita.
Lembre-se:
Os materiais necessários ao desenvolvimento das atividades devem estar disponíveis no cantinho de Língua Portuguesa.
Módulo 2:
Indicadores de Aprendizagem:
•Identificar festas populares de sua região e de outras partes do Brasil;
•Realizar atividades de pesquisa e registro de informações.
Conteúdos:
•Lista de palavras;
•Coleta e registro de informações;
•Pesquisa de campo e bibliográfica.
Atividades Propostas pelo Caderno:
•Conversa acerca do tema proposto: as festas populares;
•Identificação de palavras relativas ao tema em listas;
•Pesquisa relativa a festa popular tradicional da região;
•Confecção de um álbum a partir dos dados colhidos na pesquisa.
Sugestões de Atividades Complementares:
•Construa com os alunos cartazes ou murais ilustrativos das principais festas populares da região, se possível com fotos, para serem expostos nos cantinhos;
•Converse com os alunos sobre a importância dessas manifestações culturais, ressaltando que elas estão presentes em todos os tempos e lugares e todas tem igual valor;
•Ao trabalhar a lista das principais festas populares do Brasil, relacione-as as regiões e estados onde elas acontecem, fazendo uso do mapa para localização e listagem do nome desses estados;
•O Caderno sugere um roteiro para aprofundamento do estudo de uma festa típica da comunidade ou município. Reconstrua esse roteiro junto com as crianças, discutindo e acrescentando aspectos que julgarem pertinentes;
•Estimule os alunos a reproduzirem aspectos da festa estudada através de dramatizações. A comunidade pode ser convidada a participar de oficinas para produção de roupas e adereços, bem como das apresentações, que poderão acontecer no Dia das Conquistas.
Módulo 3:
Indicadores de Aprendizagem:
•Relacionar o conteúdo estudado com a realidade em que vive;
•Realizar leitura coletiva de texto informativo;
•Buscar informações adicionais ao tema em diferentes fontes;
•Relacionar nomes a figuras.
Conteúdos:
•Texto informativo;
•Expressão oral;
•Leitura de palavras.
Atividades Propostas pelo Caderno:
•Leitura em grupo do texto informativo;
•Leitura de palavras, relacionando-as as respectivas figuras.
Sugestões de Atividades Complementares:
•Proponha que os alunos busquem em fontes diversas outras informações relacionadas às festas juninas, complementando as informações trazidas pelo texto;
•Organize um desfile das crianças com trajes típicos juninos. Estimule-as a montar uma lista com os nomes das roupas e acessórios utilizados;
•Explore músicas juninas com os alunos. Através delas poderão ser desenvolvidas atividades como o ditado musicado, onde as crianças deverão escrever a última palavra pronunciada cada vez que a música parar. Também poderão identificar e destacar nas letras das músicas nomes e expressões que o professor apresentar;
•Com a letra das músicas ou quadrinhas, também pode-se fazer atividades como fatiar o texto para as crianças ordenarem na sequência e explorar rimas.
Módulo 4:
Indicadores de aprendizagem:
•Demonstrar compreensão da função do texto instrucional;
•Ler o texto instrucional, com ajuda dos colegas e professor, seguindo suas orientações;
•Identificar ingredientes da receita;
•Completar palavras;
•Representar seus conhecimentos através de desenhos;
•Socializar com a família as atividades realizadas na escola.
Conteúdos:
•Texto instrucional;
•Identificação e leitura de palavras e rótulos;
•Listas;
•Formação de palavras.
Atividades propostas pelo Caderno
•Leitura, feita com ajuda do professor, da receita “Amendoim torrado”;
•Escrita dos nomes dos produtos usados na receita;
•Listagem de comidas doces e salgadas, típicas das festas juninas da região;
•Caça-palavras;
•Complementação de palavras;
•Representação, através de desenho, de uma festa conhecida pela família da criança.
Sugestões de Atividades Complementares:
•Proponha a criação coletiva de uma receita, preparando-a com os alunos em sala de aula, de acordo com as instruções;
•Explore os rótulos dos produtos utilizados na receita e proponha que os alunos tragam outros rótulos de alimentos para serem usados na confecção de jogos. Algumas sugestões:
a)Memorizando os rótulos - Cartela de rótulos/ fichas com rótulos – O jogo funciona como um jogo de memória, em que são confeccionadas duas cartelas iguais de cada rótulo e os alunos devem fazer o seu pareamento;
b)Classificando os rótulos – selecionar os rótulos de acordo com os atributos mencionados:
COISAS DE BEBER COISAS DE COMER
c)Cada Rótulo em seu lugar – O professor distribui alguns rótulos nos grupos e explora as suas características: para que serve; “leitura”; letra inicial; número de letras. Utilizar um cartaz que tenha as iniciais dos rótulos. Sugerir que cada grupo coloque os rótulos nas respectivas iniciais. Questionar: Quais as iniciais que têm mais rótulos? Quais as que têm menos? Quais “letras iniciais” não receberam rótulos? Por que?; Quantos rótulos receberam cada grupo? Após os questionamentos cada grupo deve colocar os rótulos na respectiva quadrícula que possui a sua letra inicial:
Outros questionamentos:
•Você conhece esses produtos? Fale sobre eles.
•Onde esses produtos são feitos?
•Quem faz esses produtos?
•Onde podemos comprar esses produtos?
•Qual desses produtos tem a embalagem mais bonita? Por que?
•Quantos rótulos têm na letra inicial “M”, “D”, e assim sucessivamente?
d)Bingo de Palavras e Rótulos – Utilizar a cartela do jogo da memória, sugestão letra “a”, para fazer o bingo; distribuir uma cartela para cada grupo, grãos ou sementes de fácil aquisição pelas crianças; O professor retira de dentro do saco um rótulo de embalagem cantando seu nome para as crianças. O grupo que tiver este rótulo, identifica a ficha com o nome correspondente. Faz a contagem de letras e retira as sementes com a quantidade equivalente; analisar as palavras da cartela quanto à inicial, número de letras, letra final, palavras iguais entre as cartelas, quantidade de sílabas, etc.
e)Bingo de Letras de Rótulos – Um rótulo ou embalagem para cada aluno; sementes ou tampinhas para marcar as letras; um saquinho com as letras móveis; o professor retira do saco uma letra e canta seu nome – deixar as crianças identificarem, observar se algumas têm dificuldades e posteriormente mostrar a fichinha com a letra; analisar as palavras quanto à inicial, número de letras, letra final, quantidade de sílabas; analisar também a quantidade de bolinhas utilizadas para o jogo, relacionar número a quantidade;
f)Fazendo Comerciais de Produtos – Invente nomes para esses produtos e faça o seu anúncio para vender: biscoito, chocolate...
Professor,
Essas atividades são algumas alternativas para variação do seu trabalho, realize apenas aquelas que julgar necessário para garantir a aprendizagem dos alunos, Durante o seu desenvolvimento o Caderno continuará sendo a referência e a ficha de Acompanhamento e Progresso deverá ser marcada, sempre que houver conclusão das atividades, inclusive as complementares.
Módulo 5:
Indicadores de aprendizagem:
•Conhecer e recitar parlendas;
•Identificar e escrever palavras que rimam;
•Completar parlendas com as palavras faltosas;
•Pesquisar parlendas em livros no Cantinho de Língua Portuguesa.
Conteúdos:
•Parlendas;
•Rimas;
•Identificação e escrita de palavras.
Atividades propostas pelo Caderno:
•Leitura, feita com ajuda do professor, da parlenda;
•Recitação da parlenda em vários ritmos;
•Escrita de palavras que rimam;
•Completar o texto com as palavras que faltam;
•Escrever a parlenda estudada com o alfabeto móvel;
•Conhecer outras parlendas.
Sugestões de Atividades Complementares:
•Complete a parlenda de acordo com os númeors:
_____, _____, FEIJÃO COM ARROZ
_____, _____, FEIJÃO NO PRATO
_____, _____, BOLO INGLÊS
_____, _____, COMER BISCOITO
_____, _____, COMER PASTÉIS
Microcentro setembro/2010
Pauta:
- Acolhida: Comitês da escola
- Mensagem: Livros e Homens
- Socialização de experiências
- Slides: Cadernos de Aprendizagem
- Estudo do Módulo VI do Caderno de Formação do Educador: Metodologia dos Cadernos de Ensino e Aprendizagem
- Oficinas: Trabalhando com os cadernos de Língua Portuguesa – Planejamento modular
- Apresentação dos grupos
- Avaliação das atividades do dia
- Encerramento
“PLANEJAMENTO MODULAR”
ESCOLA:______________________________________
ÁREA DE CONHECIMENTO:________________________
CADERNO:_____________________________________
UNIDADE/MÓDULO:______________________________
CRONOGRAMA:__________________________________
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: (Por que ensinar)
CONTEÚDOS: (O que ensinar?)
ESTRATÉGIAS E RECURSOS:
Como lecionar?
Que materiais utilizar para melhor compreensão?
Como desenvolver o conteúdo utilizando-se dos elementos e instrumentos da Escola Ativa?
Que situações problemas criar?
Como enriquecer o conteúdo em estudo?
Que atividades complementares utilizar para melhor compreensão do conteúdo? (
AVALIAÇÃO:
Como verificar se as habilidades e competências foram desenvolvidas?
Trabalhando com o Caderno de Língua Portuguesa
Caderno 1
Unidade 2 – Folclore: A nossa cultura
Módulo 1:
Indicadores da Aprendizagem:
•Narrar lendas e histórias conhecidas, comentando-as;
•Demonstrar compreensão do sentido global do texto lido pelo professor;
•Relacionar a história trabalhada a outras vivências;
•Identificar letra inicial e final das palavras relacionadas;
•Identificar e escrever palavras de acordo com as cenas da história;
•Ler o texto, com ajuda do professor, seguindo suas orientações;
•Produzir pequenos textos em grupo, com ajuda do professor;
•Socializar com a família as atividades realizadas na escola.
Professor,
Considere que os alunos que cursam o Caderno 1 ainda estão em processo de Alfabetização, dessa forma estimule a linguagem oral, respeitando a sua forma de falar para que eles desenvolvam a estruturação do seu pensamento e da sua linguagem, tornando-se usuário da língua. Nas atividades de escrita respeite a forma que esses alunos pensam, para que não se sintam inibidos a realizar outras produções.
É importante compreender que o processo de aquisição da língua pressupõe o desenvolvimento das habilidades de escutar, ler, falar e escrever, por isso não supervalorize uma em detrimento da outra, pois todas são muito importantes para o processo de alfabetização desses alunos.
Conteúdos:
•Folclore brasileiro – Lenda do Curupira;
•Contagem de letras e sílabas;
•Letra inicial e final;
•Leitura e escrita de palavras;
•Produção textual.
Os conteúdos propostos pelo Caderno nem sempre estão explícitos, por isso precisamos estar atentos a eles, buscando sua identificação nas seções A, B e C.
Atividades Propostas pelo Caderno:
•Comentários sobre lendas conhecidas pelos alunos;
•Ouvir e recontar a lenda do Curupira;
•Formação de palavras relacionadas ao texto, contagem de letras e sílabas;
•Identificação de palavras de mesma letra inicial e final;
•Escrita de palavras a partir da letra inicial;
•Produção de texto coletivo;
•Socialização com a família das atividades realizadas na escola.
As atividades propostas pelo Caderno devem ser complementadas, sempre que necessário, elas sozinhas não são suficientes para garantir a aprendizagem dos alunos. Dessa forma sugerimos algumas outras atividades a fim de enriquecer o trabalho, porém o professor não deve ficar limitado a essas sugestões, devendo buscar outras fontes e até mesmo criar as suas próprias atividades junto com os seus alunos.
Sugestões de Atividades Complementares:
•Durante a atividade de leitura da lenda do Curupira proposta pelo Caderno, proponha que os alunos acompanhem a sua leitura, pois sabemos que eles ainda não são leitores convencionais, mas certamente irão apreciar ouvir a história lida por você ou por um aluno de outra série;
•Proponha atividades com o alfabeto móvel, como a montagem do título da lenda, exploração de letras inicial e final, contagem de letras e sílabas. O trabalho com o alfabeto móvel pode ser variado com a escrita de uma lista de palavras relacionadas à lenda, essa atividade pode ser feita em dupla a fim de que os alunos interajam e troquem informações durante a atividade;
•Após a escrita da lista com o alfabeto móvel, proponha que os alunos registrem no caderno de forma a garantir a permanência do registro;
•Solicite que os alunos desenhem a história que escutaram, dessa forma você poderá perceber se eles compreenderem seu sentido global, em seguida sugira que as produções sejam expostas no cantinho de Língua Portuguesa;
•Explore com os alunos os livros existentes no cantinho de Língua portuguesa e as lendas que constam no livro do aluno de alfabetização (coleção ilustrada por Ziraldo). Em seguida, junto com eles, proponha a confecção de um cartaz para ser colocado no cantinho de Língua Portuguesa com os títulos das lendas escolhidas e os dias em que serão lidas. Veja uma sugestão:
•Nos dias que sucederem a confecção do cartaz leia as histórias combinadas com o grupo na roda de leitura. Nesse momento o importante é despertar o prazer de ler e fazer com que através da escuta de outras histórias os alunos percebam semelhanças entre os textos escutados.
Professor,
As atividades aqui sugeridas visam contribuir com o processo de Alfabetização dos alunos que cursam o Caderno 1, portanto, é muito importante que você estimule as crianças a ler e escrever textos que aparecem na vida e que tem uma função social definida, o fundamental é criar situações reais de comunicação e despertar o prazer de ler, esse é o melhor percurso para quem se aventura a desvendar os mistérios da língua escrita.
Lembre-se:
Os materiais necessários ao desenvolvimento das atividades devem estar disponíveis no cantinho de Língua Portuguesa.
Módulo 2:
Indicadores de Aprendizagem:
•Identificar festas populares de sua região e de outras partes do Brasil;
•Realizar atividades de pesquisa e registro de informações.
Conteúdos:
•Lista de palavras;
•Coleta e registro de informações;
•Pesquisa de campo e bibliográfica.
Atividades Propostas pelo Caderno:
•Conversa acerca do tema proposto: as festas populares;
•Identificação de palavras relativas ao tema em listas;
•Pesquisa relativa a festa popular tradicional da região;
•Confecção de um álbum a partir dos dados colhidos na pesquisa.
Sugestões de Atividades Complementares:
•Construa com os alunos cartazes ou murais ilustrativos das principais festas populares da região, se possível com fotos, para serem expostos nos cantinhos;
•Converse com os alunos sobre a importância dessas manifestações culturais, ressaltando que elas estão presentes em todos os tempos e lugares e todas tem igual valor;
•Ao trabalhar a lista das principais festas populares do Brasil, relacione-as as regiões e estados onde elas acontecem, fazendo uso do mapa para localização e listagem do nome desses estados;
•O Caderno sugere um roteiro para aprofundamento do estudo de uma festa típica da comunidade ou município. Reconstrua esse roteiro junto com as crianças, discutindo e acrescentando aspectos que julgarem pertinentes;
•Estimule os alunos a reproduzirem aspectos da festa estudada através de dramatizações. A comunidade pode ser convidada a participar de oficinas para produção de roupas e adereços, bem como das apresentações, que poderão acontecer no Dia das Conquistas.
Módulo 3:
Indicadores de Aprendizagem:
•Relacionar o conteúdo estudado com a realidade em que vive;
•Realizar leitura coletiva de texto informativo;
•Buscar informações adicionais ao tema em diferentes fontes;
•Relacionar nomes a figuras.
Conteúdos:
•Texto informativo;
•Expressão oral;
•Leitura de palavras.
Atividades Propostas pelo Caderno:
•Leitura em grupo do texto informativo;
•Leitura de palavras, relacionando-as as respectivas figuras.
Sugestões de Atividades Complementares:
•Proponha que os alunos busquem em fontes diversas outras informações relacionadas às festas juninas, complementando as informações trazidas pelo texto;
•Organize um desfile das crianças com trajes típicos juninos. Estimule-as a montar uma lista com os nomes das roupas e acessórios utilizados;
•Explore músicas juninas com os alunos. Através delas poderão ser desenvolvidas atividades como o ditado musicado, onde as crianças deverão escrever a última palavra pronunciada cada vez que a música parar. Também poderão identificar e destacar nas letras das músicas nomes e expressões que o professor apresentar;
•Com a letra das músicas ou quadrinhas, também pode-se fazer atividades como fatiar o texto para as crianças ordenarem na sequência e explorar rimas.
Módulo 4:
Indicadores de aprendizagem:
•Demonstrar compreensão da função do texto instrucional;
•Ler o texto instrucional, com ajuda dos colegas e professor, seguindo suas orientações;
•Identificar ingredientes da receita;
•Completar palavras;
•Representar seus conhecimentos através de desenhos;
•Socializar com a família as atividades realizadas na escola.
Conteúdos:
•Texto instrucional;
•Identificação e leitura de palavras e rótulos;
•Listas;
•Formação de palavras.
Atividades propostas pelo Caderno
•Leitura, feita com ajuda do professor, da receita “Amendoim torrado”;
•Escrita dos nomes dos produtos usados na receita;
•Listagem de comidas doces e salgadas, típicas das festas juninas da região;
•Caça-palavras;
•Complementação de palavras;
•Representação, através de desenho, de uma festa conhecida pela família da criança.
Sugestões de Atividades Complementares:
•Proponha a criação coletiva de uma receita, preparando-a com os alunos em sala de aula, de acordo com as instruções;
•Explore os rótulos dos produtos utilizados na receita e proponha que os alunos tragam outros rótulos de alimentos para serem usados na confecção de jogos. Algumas sugestões:
a)Memorizando os rótulos - Cartela de rótulos/ fichas com rótulos – O jogo funciona como um jogo de memória, em que são confeccionadas duas cartelas iguais de cada rótulo e os alunos devem fazer o seu pareamento;
b)Classificando os rótulos – selecionar os rótulos de acordo com os atributos mencionados:
COISAS DE BEBER COISAS DE COMER
c)Cada Rótulo em seu lugar – O professor distribui alguns rótulos nos grupos e explora as suas características: para que serve; “leitura”; letra inicial; número de letras. Utilizar um cartaz que tenha as iniciais dos rótulos. Sugerir que cada grupo coloque os rótulos nas respectivas iniciais. Questionar: Quais as iniciais que têm mais rótulos? Quais as que têm menos? Quais “letras iniciais” não receberam rótulos? Por que?; Quantos rótulos receberam cada grupo? Após os questionamentos cada grupo deve colocar os rótulos na respectiva quadrícula que possui a sua letra inicial:
Outros questionamentos:
•Você conhece esses produtos? Fale sobre eles.
•Onde esses produtos são feitos?
•Quem faz esses produtos?
•Onde podemos comprar esses produtos?
•Qual desses produtos tem a embalagem mais bonita? Por que?
•Quantos rótulos têm na letra inicial “M”, “D”, e assim sucessivamente?
d)Bingo de Palavras e Rótulos – Utilizar a cartela do jogo da memória, sugestão letra “a”, para fazer o bingo; distribuir uma cartela para cada grupo, grãos ou sementes de fácil aquisição pelas crianças; O professor retira de dentro do saco um rótulo de embalagem cantando seu nome para as crianças. O grupo que tiver este rótulo, identifica a ficha com o nome correspondente. Faz a contagem de letras e retira as sementes com a quantidade equivalente; analisar as palavras da cartela quanto à inicial, número de letras, letra final, palavras iguais entre as cartelas, quantidade de sílabas, etc.
e)Bingo de Letras de Rótulos – Um rótulo ou embalagem para cada aluno; sementes ou tampinhas para marcar as letras; um saquinho com as letras móveis; o professor retira do saco uma letra e canta seu nome – deixar as crianças identificarem, observar se algumas têm dificuldades e posteriormente mostrar a fichinha com a letra; analisar as palavras quanto à inicial, número de letras, letra final, quantidade de sílabas; analisar também a quantidade de bolinhas utilizadas para o jogo, relacionar número a quantidade;
f)Fazendo Comerciais de Produtos – Invente nomes para esses produtos e faça o seu anúncio para vender: biscoito, chocolate...
Professor,
Essas atividades são algumas alternativas para variação do seu trabalho, realize apenas aquelas que julgar necessário para garantir a aprendizagem dos alunos, Durante o seu desenvolvimento o Caderno continuará sendo a referência e a ficha de Acompanhamento e Progresso deverá ser marcada, sempre que houver conclusão das atividades, inclusive as complementares.
Módulo 5:
Indicadores de aprendizagem:
•Conhecer e recitar parlendas;
•Identificar e escrever palavras que rimam;
•Completar parlendas com as palavras faltosas;
•Pesquisar parlendas em livros no Cantinho de Língua Portuguesa.
Conteúdos:
•Parlendas;
•Rimas;
•Identificação e escrita de palavras.
Atividades propostas pelo Caderno:
•Leitura, feita com ajuda do professor, da parlenda;
•Recitação da parlenda em vários ritmos;
•Escrita de palavras que rimam;
•Completar o texto com as palavras que faltam;
•Escrever a parlenda estudada com o alfabeto móvel;
•Conhecer outras parlendas.
Sugestões de Atividades Complementares:
•Complete a parlenda de acordo com os númeors:
_____, _____, FEIJÃO COM ARROZ
_____, _____, FEIJÃO NO PRATO
_____, _____, BOLO INGLÊS
_____, _____, COMER BISCOITO
_____, _____, COMER PASTÉIS
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